CLASSES DE PALAVRAS EM PORTUGUÊS

Na Gramática Descritiva, de Mário Perini, no capítulo intitulado Classes de Palavras em Português, percebe-se uma crítica em torno das definições das categorias gramaticais. As críticas são pertinentes na medida em que certas definições dadas às classes de palavras deixam a desejar ou são duvidosas. Assim, o autor é imbatível ao questionar, principalmente, os exemplos colocados pela maioria dos gramáticos, como também, discute novas definições, sempre baseado em exemplos da língua viva e fluente dos falantes da língua materna.

                       As palavras, segundo o autor, na língua portuguesa, devem ser classificadas pelo seu potencial funcional em nível semântico e não pela sua classificação, apenas. Ora, o que vem a ser mesmo um substantivo? Um verbo? Um adjetivo? Se as palavras mudam de acordo com o desejo do falante como, nesse exemplo, trazido pelo autor: Tenho um sobrinho fazendeiro. Aqui, a palavra fazendeiro deixa de ser substantivo para ser o modificador do substantivo sobrinho, ou seja, ela é um adjetivo. Nota-se que a palavra não foi analisada isoladamente, mas dentro de um contexto frasal, possibilitando uma análise da palavra na sua real função. Esse e outros exemplos são colocados em xeque no capítulo intitulado Classes de Palavras.

                        Em se tratando de verbos, a definição de que somente os verbos podem desempenhar a função de núcleo do predicado fica vaga. Não se pode dizer que o verbo é sempre núcleo do predicado, porque há casos de frases em que o núcleo do predicado não é o verbo e, sim, o adjetivo. O exemplo a seguir traduz um pouco o que Perini sempre questiona: as definições duvidosas. Veja:  Minha mãe é maravilhosa. O núcleo aqui não é o verbo e, sim, o adjetivo. Nesse caso, temos um predicado que é nominal com um verbo de ligação e um núcleo que é a palavra maravilhosa. Há de se considerar que algumas definições verificadas nas gramáticas são imprecisas ou vagas, assim como afirma Perini em sua Gramática Descritiva.

                        É evidente que o texto não trata apenas dessa definição. Todas as categorias gramaticais são alvo de estudo e de críticas, mas como o próprio autor mencionou no debate que envolve as categorias gramaticais que não dispunha de levantamento léxico. A análise foi feita com base nas diferenciações das funções das palavras no contexto de produção. Há de se considerar, portanto, o provisório. Perini chega a ser exaustivo quando usa as abreviações, que, a meu ver, dificultam o entendimento do texto. Contudo, a mensagem do texto é riquíssima.

                      O autor traz ainda uma breve explicação do que seja a gramática descritiva e a normativa. A gramática descritiva procura descrever a língua a partir de sua funcionalidade, ou seja, ela se utiliza do real emprego das palavras no contexto de produção, ao contrário da normativa, que nos impõe conceitos, regras e exemplos que muitas das vezes nem questionamos.

                       Ler Perini, sem dúvida, é importante para compreensão e distinção da gramática descritiva em relação à normativa, mas também pela riqueza de conteúdo abordado, permitindo aos leitores múltiplas reflexões e leituras/releituras acerca das categorias gramaticais – As Classes de Palavras da Língua Portuguesa.

A ESCOLA QUE EU ESTUDO

                                A escola é um lugar de aprendizagem onde se realizam os sonhos. Nela, cada um tem grandes histórias para contar e cultivar vários amigos. Seu papel é sempre o de orientar a criança até tornar-se um adulto com conhecimento, comprometido e dedicado com o que faz.


Uma grande escola se importa com seus alunos. Isso é bem visto na escola que eu estudo o Colégio Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro, mais conhecido como Ginásio Municipal. Ele leva todos os dias para várias crianças e adolescentes um ensino de qualidade do 6º ao 9º ano, mostrando para todos a importância da educação na vida das pessoas.


O seu ensino é considerado o melhor da cidade. Ele nos dá prazer todos os dias e nos incentiva a estudar para alcançarmos as nossas metas, principalmente quando realiza vários projetos com atividades diversificadas como, por exemplo, a dança, a poesia, o teatro e a literatura.

                               Eficiência é outro ponto que não posso deixar de falar, pois a instituição tem professores qualificados, diretores e coordenadores capacitados para dirigir a escola. É uma escola que possui uma infraestrutura muito boa, oportunizando aulas de educação física, ambientes climatizados, aula de informática, laboratório de ciências e matemática para facilitar a aprendizagem dos alunos.

                               São 61 anos de tradição educando e incentivando crianças e jovens a estudar. Tenho orgulho por ela ser uma das melhores escolas do município, preparando desde 1948 os estudantes para o conhecimento e para a vida. Por isso, ela já faz parte da minha família e da família de muitos os palmarenses.

Redação para o 2º Concurso Literário da Secretaria de Educação - Aluna Talita Emanuele, 8ª D

PÁTRIA AMADA, BRASIL!

                  Quem é brasileiro logo fará uma referência do título desta crônica ao Hino Nacional a partir dos últimos versos: “Dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil!”. Em clima de Copa do Mundo, com as expectativas da estreia do Brasil na África do Sul, não tem que segure o torcedor brasileiro. Não importa a classe social, a etnia, a religião, a cultura ou região do país, todos se vestem de verde-amarelo para sonhar com o hexacampeonato. Os olhares se voltam para o país do futebol. Seja em casa, nas ruas, nos bares, na escola ou no trabalho, o que vale mesmo é torcer e vibrar para a Seleção Brasileira trazer a taça para alegria de 198 milhões de brasileiros.

                  São muitas previsões, palpites, apostas, festas de um canto a outro do país. Comemorações não vão faltar, nem o churrasquinho, a cervejinha, antes ou depois das partidas, claro. O torcedor merece. Até de quem não acompanha ou nunca assistiu a uma partida inteira de futebol, mas na Copa do Mundo vale tudo. Ficar parado nem pensar. A emoção, o coração batendo forte, o sentimento de amor e de paixão ao país se afloram, em época de Copa do Mundo, e toma conta de crianças, jovens, adultos e velhos, principalmente, na hora em que a amarelinha entra em campo.

                 O país praticamente para e não se fala em outra coisa: Copa do Mundo 2010! E dia de jogo nem fala... é aquela correria, expectativa, nervosismo, euforia, buzinas, apitos, carros decorados com bandeironas, bandeirinhas e bandeirolas por todos os lados. O espetáculo do futebol, de fato, irradia a todos, não restam dúvidas. É a febre do verde e amarelo que contagia os brasileiros e vai tomando conta da família “pátria amada, Brasil!

                 A corrida para ver o Brasil jogar se aproxima, mas quem se agita mesmo é o comércio que espera ainda mais aumentar as vendas de adereços como camisas, bonés, pulseiras, brincos, tiaras, bandeiras, chaveiros, etc. Sem falar, dos aparelhos de TVs. Tudo para não perder o espetáculo e a magia do futebol brasileiro na África do Sul. É Copa! É Copa! É Copa! E ela só acontece de quatro em quatro ano. Então, por que perder a chance de reconhecer que o país é o melhor do futebol? Agora, é a hora.

                “Entre outras mil! És tu, Brasil”. É o que todos os brasileiros querem ouvir com o advento da Copa do Mundo. A nação se prepara para ver Galvão Bueno gritar, em cadeia nacional, é gol...é gol...é gol...é do Brasil! São os meninos do Brasil! Essa será a voz mais lembrada entre os brasileiros. Com certeza, valerá apena esperar para ver o Brasil jogar. A espera é grande, mas o amor à Pátria Amada é mais ainda. Que venham muitas e muitas vitórias! Sou brasileira com muito amor, Brasiiiiiiiil! 



Eu quero ser Poeta...

Há dias que estou tentando
Escrever um poema.
Surgem-me tantas ideias,
mas não consigo expressá-las.
Sofro por não ter o dom da palavra.
Como sofro!
O que eu queria mesmo era ser poeta.
Brincar com as palavras, os versos,
as rimas, as metáforas...
Ouvir minha voz fora de mim.
Queria , na verdade, girar o mundo.
Está aqui e ali.
Queria poder voar.
Impossível.
Estou presa à palavra.
Tudo é tão limitado, tão desconhecido.
Tão inacessível.
Fico rabiscando, rabiscando...
Por que insisto em querer ser poeta? (Poesia)

Eliete Carvalho


ESCOLA ATIVA,  O PASSO EU FAÇO...  

No dia 16/06/2010, aconteceu a Formação Continuada da ESCOLA ATIVA, no município de Palmares. A professora Eliete Carvalho fez a formação com a temática: Concepção de Língua e Linguagem. O objetivo foi proporcionar momentos de reflexão sobre a prática pedagógica a partir das concepções de língua e linguagem. Mostrar também como a teoria está relacionada com o fazer pedagógico, fornecendo subsídios teóricos e metodológicos para a melhoria do ensino e da aprendizagem da educação no campo. A Secretaria de Educação está de parabéns e todos os professores também. Escola Ativa, o passo eu faço.

 

Projeto Escola Limpa



Na semana do Meio Ambiente, o Grêmio Estudantil realizou para os alunos do 6º ao 9º ano, o Projeto Escola Limpa. O objetivo do projeto é conscientizar os estudantes sobre a importância de uma escola limpa. Para isso, fizeram palestras nas salas de aulas com o uso de retroprojetor. Discutiram sobre reciclagem, poluição,etc. Todos aplaudiram os alunos do Grêmio Estudantil. Parabéns a todos! Houve ainda a palestra da professora Cristine Féliz "Meio Ambiente é de todos" para os alunos da 7ª série.