Palavra Puxa Palavra...


 Participem das Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010!
Quem escreve merece ser lido...
“Ninguém escreve para si, a não ser um monstro de orgulho. A gente escreve para ser amado, para atrair, para encantar”
(Mário de Andrade)

Escrevam:
Poemas/Memórias Literárias/Crônicas.
Tema: O Lugar onde Vivo!


BULLYING, MODISMO E REALIDADE



Profª Eliete Carvalho

         A palavra Bullying, nos últimos anos, vem sendo discutida por vários profissionais, sejam psicólogos, especialistas da área da educação, gestores, professores, coordenadores, entre outros. É um termo advindo do inglês (bully, que significa valentão, brigão), mas também é sinônimo de agressão moral, física, psicológica ou verbal. Traduzindo em outras palavras: é violência.
             O bullying sempre existiu nas escolas, mas somente dos anos 70 para cá, é que vem ganhando cada vez mais atenção especial por pesquisadores de diversos países. Segundo a pesquisadora e pioneira no Brasil em divulgar pesquisas sobre o bullying, Cleo Fante ressalta que: “Na prática, acontece quando um estudante ou mais, de forma intencional, elege como alvo outro (ou outros) contra o qual desfere uma série de maus-tratos repetitivos, impossibilitando sua defesa”.
              Então, quem nunca viu um caso de bullying na escola que atire a primeira pedra. Todos os dias, nas escolas do Brasil e do mundo todo, aparecem casos de xingamentos, maus-tratos e violência verbal ou física contra alunos indefesos, tímidos e desprotegidos. Eles são perseguidos, de forma intencional, por outros ditos “valentões”, “poderosos” e “brigões” do pedaço. Muitas vezes, a violência vem camuflada através das “brincadeiras” desagradáveis como, por exemplo, os apelidos de mau gosto contra pessoas que são gordas e carregam a alcunha de baleia; os homossexuais que são chamados de gay, bicha; o negro que é chamado de macaco. Sem falar de outros tipos de xingamentos e agressões físicas constantes como insultos, ataques físicos, expressões ameaçadoras, etc. Várias são as fobias encontradas por trás dessas brincadeiras. Às vezes, o bullying passa despercebido justamente porque quem sofre, quem é agredido tem medo de falar, sente-se humilhado, intimidado.
             As pesquisas revelam que, infelizemente, o bullying traz várias consequências para a vida escolar. Geralmente os alunos têm uma baixa no rendimento escolar, ficam desmotivados, não querem mais frequentar às aulas, perdem a concentração, são vistos pelos cantos e evitam contatos. Esse tipo de comportamento pode sim comprometer o processo de ensino e aprendizagem, e o resultado é sempre a reprovação escolar.
              Modismo ou não, o fato é que o bullying é uma realidade. Ele está por toda parte. Seja na escola ou fora dela e, até mesmo, em casa. Os relatos de maus-tratos, carência afetiva, ausência de limites e violência doméstica, que os jovens vivenciam em casa, contribuem para formação da personalidade do jovem agressor (o bully). Geralmente, são pessoas extremamente controladoras, autoritárias e egoístas.  
              Qual é a saída? Essa é uma preocupação de todos que fazem a escola. É preciso intervenções constantes de combate às agressões repetitivas de caráter intencional e proposital. Certamente, o diálogo é o primeiro passo com os alunos. Em segundo lugar, alertar professores, pais e alunos com palestras. E em terceiro lugar, criar projetos que venham valorizar os laços afetivos, a autoestima, o amor ao próximo e a solidariedade, para que se tenha um ambiente harmonioso, tranquilo e de paz na escola.

Dia Internacional da Mulher - 08 de março

 
Envie e-mail para: elieteportugues@hotmail.com

4 comentários:

  1. O Dia Internacional da Mulher foi comemorado com muita produção dos alunos. Peças, cartazes,dança e poemas na pátio da escola. A culminância do projeto Retrato de Mulher foi um sucesso! Todos estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eliete,li e vi seu blog está muito bom e rico de informações, muito importante,principalmente, divulgando as atividades da escola,vc é demais.Desejo muito sucesso e um bom final de semana!


    Profª Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Eleite, gostei muito do blog, nós precisamos realmemte de professoes que façam a diferença para este país mudar.

    Parabéns...

    Prof.João Bezerra Cavalcanti

    ResponderExcluir
  4. Professora Eliete,

    Mais uma vez parabéns pela idéia do blog, pelo conteúdo, criatividade e ousadia. Que bom saber que você busca fazer a diferença, inovando e trazendo tantas informações. Fico feliz em compartilhar. Um abração do tamanho da força de vontade que você tem em contribuir para que a educação de Palmares, e especialmente do Ginásio, seja melhor.
    Do amigo,

    Prof. Flávio Miranda

    ResponderExcluir