PÁTRIA AMADA, BRASIL!

                  Quem é brasileiro logo fará uma referência do título desta crônica ao Hino Nacional a partir dos últimos versos: “Dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil!”. Em clima de Copa do Mundo, com as expectativas da estreia do Brasil na África do Sul, não tem que segure o torcedor brasileiro. Não importa a classe social, a etnia, a religião, a cultura ou região do país, todos se vestem de verde-amarelo para sonhar com o hexacampeonato. Os olhares se voltam para o país do futebol. Seja em casa, nas ruas, nos bares, na escola ou no trabalho, o que vale mesmo é torcer e vibrar para a Seleção Brasileira trazer a taça para alegria de 198 milhões de brasileiros.

                  São muitas previsões, palpites, apostas, festas de um canto a outro do país. Comemorações não vão faltar, nem o churrasquinho, a cervejinha, antes ou depois das partidas, claro. O torcedor merece. Até de quem não acompanha ou nunca assistiu a uma partida inteira de futebol, mas na Copa do Mundo vale tudo. Ficar parado nem pensar. A emoção, o coração batendo forte, o sentimento de amor e de paixão ao país se afloram, em época de Copa do Mundo, e toma conta de crianças, jovens, adultos e velhos, principalmente, na hora em que a amarelinha entra em campo.

                 O país praticamente para e não se fala em outra coisa: Copa do Mundo 2010! E dia de jogo nem fala... é aquela correria, expectativa, nervosismo, euforia, buzinas, apitos, carros decorados com bandeironas, bandeirinhas e bandeirolas por todos os lados. O espetáculo do futebol, de fato, irradia a todos, não restam dúvidas. É a febre do verde e amarelo que contagia os brasileiros e vai tomando conta da família “pátria amada, Brasil!

                 A corrida para ver o Brasil jogar se aproxima, mas quem se agita mesmo é o comércio que espera ainda mais aumentar as vendas de adereços como camisas, bonés, pulseiras, brincos, tiaras, bandeiras, chaveiros, etc. Sem falar, dos aparelhos de TVs. Tudo para não perder o espetáculo e a magia do futebol brasileiro na África do Sul. É Copa! É Copa! É Copa! E ela só acontece de quatro em quatro ano. Então, por que perder a chance de reconhecer que o país é o melhor do futebol? Agora, é a hora.

                “Entre outras mil! És tu, Brasil”. É o que todos os brasileiros querem ouvir com o advento da Copa do Mundo. A nação se prepara para ver Galvão Bueno gritar, em cadeia nacional, é gol...é gol...é gol...é do Brasil! São os meninos do Brasil! Essa será a voz mais lembrada entre os brasileiros. Com certeza, valerá apena esperar para ver o Brasil jogar. A espera é grande, mas o amor à Pátria Amada é mais ainda. Que venham muitas e muitas vitórias! Sou brasileira com muito amor, Brasiiiiiiiil! 



Eu quero ser Poeta...

Há dias que estou tentando
Escrever um poema.
Surgem-me tantas ideias,
mas não consigo expressá-las.
Sofro por não ter o dom da palavra.
Como sofro!
O que eu queria mesmo era ser poeta.
Brincar com as palavras, os versos,
as rimas, as metáforas...
Ouvir minha voz fora de mim.
Queria , na verdade, girar o mundo.
Está aqui e ali.
Queria poder voar.
Impossível.
Estou presa à palavra.
Tudo é tão limitado, tão desconhecido.
Tão inacessível.
Fico rabiscando, rabiscando...
Por que insisto em querer ser poeta? (Poesia)

Eliete Carvalho


ESCOLA ATIVA,  O PASSO EU FAÇO...  

No dia 16/06/2010, aconteceu a Formação Continuada da ESCOLA ATIVA, no município de Palmares. A professora Eliete Carvalho fez a formação com a temática: Concepção de Língua e Linguagem. O objetivo foi proporcionar momentos de reflexão sobre a prática pedagógica a partir das concepções de língua e linguagem. Mostrar também como a teoria está relacionada com o fazer pedagógico, fornecendo subsídios teóricos e metodológicos para a melhoria do ensino e da aprendizagem da educação no campo. A Secretaria de Educação está de parabéns e todos os professores também. Escola Ativa, o passo eu faço.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário