Oh! Bendito o que semeia
                                                            Livros, livros à mão cheia...
                                                            E manda o povo pensar...
                                                            O livro caindo n’alma
                                                            É germe – que faz a palma,
                                                            É chuva – que faz o mar.

                                                                                                     (Castro Alves)

                                                    Nosso Projeto Político Pedagógico


Mulher, sexo frágil?

Profª. Eliete Carvalho

                 Há quem pense ainda hoje que mulher é sexo frágil. Que ela é totalmente dependente e submissa ao homem. Por que então perdura essa concepção falsa? De onde veio? Em que ela se fundamenta? São indagações que necessitam ser feitas para que se desmistifiquem certos tipos de pensamentos errôneos que, ao longo do tempo, proliferam, deixando a sociedade à mercê da atrasada cultura machista.
                  Para exemplificar essa “cultura”, basta observar as brincadeiras desagradáveis, as piadinhas de mau gosto e os vários tipos de preconceitos que a mulher é constantemente submetida a escutar em casa, na escola, no trabalho, na rua, na política, no trânsito, enfim em tudo quanto é canto, porque simplesmente é mulher. Para alguns, até parece que a mulher não é um ser capaz de pensar, escolher e de ter vontade própria.

                  É triste saber que mulheres continuam vítimas de atrocidades cometidas por homens. Elas são espancadas, exploradas no trabalho, violentadas sexualmente e assassinadas, infelizmente, por seus empregadores, parentes, pais, namorados e companheiros. E o pior frequentemente ocorre: a maioria dos agressores fica impune, aumentado cada vez mais os índices de assassinato de mulheres.

                  Para se ter uma noção do tamanho da crueldade desses homens, só em Pernambuco, no mês de janeiro, foram 30 assassinatos por motivos banais. É o estado que mais mata mulheres, como bem noticiou o Globo Repórter, do dia 06 de março de 2009, sobre a escalada da violência doméstica no Brasil. Lamentavelmente, a esperada Lei Maria da Penha ainda não conseguiu coibir esse tipo de crime.

                 Como dizer um basta a tudo isso? Só a educação é capaz de transformar e fazer mudar antigas concepções que em nada ajudam a melhorar a vida das pessoas. Comemorar o dia 08 de março é ter consciência de que ainda há muito a se conquistar. Muitos foram os avanços das mulheres, principalmente, no mercado trabalho, mas elas ainda não venceram a luta contra o preconceito, a violência e o machismo perverso que culturalmente tem interrompido a vida de muitas mulheres.

                 A mulher não merece ser tratada com indiferença nem tampouco ser desrespeitada. Independente de cor, raça ou religião toda mulher deve ter direito à vida, à educação de qualidade, à moradia, à saúde, à cultura e sonhar com dias melhores; e isso só será possível quando a sociedade reconhecer que a mulher tem direito de ter direito, inclusive, o direito de não ser considerada o “sexo frágil”.

                 Dia 08 de março, dia de luta contra qualquer forma de discriminação contra às mulheres.

                 Um feliz Dia Internacional das Mulheres com muita paz e afeto.

Lei Maria da Penha é desrespeitada
diz o Jornal Diário de Pernambuco


No Estado de Pernambuco,
mulheres continuam vítimas da violência



Mulher é retrada na tela do cimena




POESIA É VIDA - FOTOS DO EVENTO

"Poesia não tem ontem nem hoje...Poesia é Sempre"














2 comentários:

  1. Oláaa professora Eliete!!!!!!

    Parabéns pelo blog! Está deveras sublime!
    amei as postagens.
    um grande abraço!
    saudades...
    Dijaíne.

    ResponderExcluir
  2. Olá professora Eliete..

    parabéns por tudo que você faz lá no colégio.. Obrigado pelos eventos que você faz todos nós alunos agradecemos de coração.. Você foi e sempre será essa pessoa maravilhosa que Deus enviou para comandar os alunos no Colégio Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro...
    Pois já faz 4 anos que estudo no ginásio 5,6,7,8.E confesso que na 6 série você era muito chata mesmo sendo que eu achava você chata por que eu não te conhecia,Mais depois eu percebi que aparências enganam..E realmente tudo que as pessoas falam é verdade.. Pois parabéns por tudo mesmo..ass: Natália 8 B manhã..

    ResponderExcluir